Losangos com glacê


Doces com gosto de infância. Doces que sempre estiveram nas nossas mesas de aniversário, feitos pelas mãos ativas de minha mãe. E feitos à mão, mesmo, porque naquela época não existiam as batedeiras de bolo.

Lembro bem dela batendo o "Bolo Majestoso", que é a base desses losangos, e lembro, também, da disputa para raspar a tigela onde o bolo havia sido batido.

Lembro, também, de quando eu batia bolos para meus filhos ( já com a ajuda da batedeira), assim como da disputa, entre os dois, para raspar a vasilha da máquina.

E agora, bato bolos para minha neta. 

Mas, no último dia 19 de janeiro, fiz um bolo especial, e ao mesmo tempo simples, para o aniversário da minha mãe: os seus losangos com glacê. 

Depois de ter publicado sua foto, recebi alguns pedidos da receita, e esse é o motivo desse texto.

Como havia feito a receita meio “a olho”, quis repeti-la para poder prestar atenção nos detalhes.

Convidei algumas amigas para um lanche, que girou principalmente entre um pão de centeio (saído da máquina na hora), acompanhado por pastas de ricota, “losangos com glacê de limão”, e suco natural de maracujá. No meio, muita conversa. Foi uma tarde gostosa.

E aqui está a receita:

 

Losangos com glacê de limão

 

2 xícaras de açúcar

100 gramas de manteiga (duas colheres de sopa cheias)

3 ovos

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de amido de milho (nossa “Maizena”)

1 colher (de sopa) de fermento em pó

1 copo de leite

 

Bater as claras em neve e deixar aguardando.

Na batedeira, bater bem a manteiga (em temperatura ambiente) com o açúcar. Juntar as gemas e continuar batendo.

Misturar numa vasilha, à parte, a farinha com a “maizena” e o fermento.

Ir colocando essa mistura na massa da batedeira, às colheradas e alternadamente com o leite. Um pouco das farinhas, um pouco de leite. Bater sempre.

No final, acrescentar as claras em neve, misturando com colher.

Despejar em assadeira untada (23x35 cm) e enfarinhada, e levar para assar em forno pré-aquecido.

Deixar esfriar.

 

Glacê de limão

2 xícaras de açúcar (Fiz com o refinado peneirado.Pode-se usar o de confeiteiro)

½ xícara de caldo de limão (coloquei menos)

2 colheres (de chá) de raspa de casca de limão

 

Misturar muito bem o açúcar com o limão. Ir colocando o suco aos poucos, para ver o ponto. Deve ficar uma pasta meio grossa. Colocar as raspas da casca de limão, misturar bem, e cobrir o bolo, espalhando com as costas de uma colher. Deixar o glacê secar bem.

Quando estiver seco, cortar o bolo em formato de losangos.

Para isso, primeiro faz-se cortes na vertical, em paralelo. Em seguida, cortes na diagonal, também paralelamente. Os cortes estão demonstrados nas fotos. É só clicar para aumentar.


 

Essa é a receita tradicional. Ficou uma delícia. A “Maizena” dá, ao bolo, uma aparência de seco. Mas a textura fica ótima, e ele desmancha na boca.

Para um gosto mais cítrico, pode-se colocar um pouco de raspas de casca de limão na massa do bolo.

Nota: Escrevi Maizena entre aspas porque Maizena com a letra "z" é o nome comercial dado ao produto (marca). O amido de milho chama-se maisena, com "s". Demais, não? Demorei para ficar sabendo isso e, na hora, não queria acreditar. 

 

Comentários

  1. Helô adorei que tenha postado a receita, qdo. vi seu bolo no post anterior ele realmente me deu água na boca, rsrsrs....vou fazer simmmm.
    Qto. a maizena (s), gostei da sua dica acredito que muita gente assim como eu não sabia disso.
    Beijos e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Hum já sei oque vou fazer amanhã, adoro esse bolo, boa dica.
    Interessante a descrição da maisena, tb não sabia.
    Beijos e otimo final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Esses losangos ficam lindos e super apetitosos. O glacé dá um toque especial. Vou querer experimentar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Perfeito, com passo a passo e tudo!
    Os bolos simples me agradam mais, sabia?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Helô, delícia esta receita!
    Gostinho de infância e de festa em família, não é?
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Tb gosto muito de culinária. Vou fazê-lo. Beijos. FF

    ResponderExcluir
  7. OI Heloisa.
    Deve ser uma maravilha este bolo ,só de olhar dá água na boca.
    Beijinhos e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. que receita maravilhosa!!eu imagino o quanto deve ter ficado saboroso esses seus losangos!!!e..que post lindo..bjus

    ResponderExcluir
  9. Estou com água na boca!!!!!
    Seu passo a passo está ótimo
    Qualquer dia, farei essa receita para o lanche das crianças.
    Bjs
    Maria Helena

    ResponderExcluir
  10. Adorei, vou tentar reproduzir e te conto.

    beijinho

    ResponderExcluir
  11. Heloisa, querida!!!
    Huuuuummmm, que delícia... e fiquei com inveja de suas amigas que foram ao lanche, rss...(no bom sentido, claro).
    Vou tentar fazer por aqui, será que funciona com suco de laranja no lugar do limão? O pessoal aqui em casa não aprecia muito o azedinho do limão...e raspas das cascas das laranjas fica bom? Deve ficar, né?!
    Bem, pra falar do milho, que é a base da farinha usada. Em francês se diz maïs e em espanhol, maiz. Acredito que deva ter vindo da origem francesa...
    Não sei cozinhar muito bem, rss...mas me viro bem com as palavras! Cada um na sua e juntos fazemos um mundo!

    ResponderExcluir
  12. ah... Esse bolo tem gosto de "avó". Muito bom... Receita tradicional na minha família, também!

    Ah, eu adorava lamber os restos de massa, também. Mas agora, com essa história de salmonela, não deixo minha menina fazer o mesmo, aiaiaia...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Amei a reprodução da receita!
    Me encheu a boca de água novamente, rsss.
    Vou fazer em breve!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Que sorte a minha, ainda ter o privilégio de comer "este" bolo da foto!!! Heloísa, seu capricho em tudo que se propõe a fazer, é admirável. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Vi que deu certo...Acabo de chegar da praia, tão linda e boa e aqui, um verdadeiro FORNO>>> E o pior, mexendo em malas,trocando roupas de praia para as de lã, meu marido deve viajar 3 semanas na Inglatrra.Pode? beijos, gostaria que alguém tivesse me esperado com uma receita dessas,rsrsr chica

    ResponderExcluir
  16. Heloisa que aspecto tão bom deve de ser delicioso hum.
    Mas sabe uma coisa o meu marido é pasteleiro, e faz esses docinhos maravilhosos.
    Beijinhs amiga e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  17. OI Helô, tudo bem?
    Helô em casa era eu e a minha mãe que dividiamos a raspa da tigela, acho a parte mais gostosa.
    O bolo me deu água na boca, ja imprimi a receita pra mim.
    Bjus e otimo domingo

    ResponderExcluir
  18. Que delícia, Heloisa!

    Quanto ao seu comentário sobre o coronel de Avatar, eu adoro as suas ponderações. Nada como a maturidade. Eu já caminhei e amadureci muito. Mas ainda falta. Vou chegar lá, se Deus quiser.

    Beijocas, boa semana!

    ResponderExcluir
  19. Que delícia devolver o carinho pra mãe, Helô ! E esse bolo deve ser outra ! Já salvei a receita e vou fazer na primeira oportunidade.

    Vovó ensinou a sempre substituir uma das medidas de farinha de trigo por maisena. Faz uma casquinha crocante, né ?

    Bjobjo

    ResponderExcluir
  20. Oi, querida
    Paz!
    Que blog lindo! Este intercalar de gostosuras com seus sentimentos me encantam. Gostei de tudo, parabéns!
    Quanta delicadeza!
    Sou vó também... netinos tem cada ideia, né?
    Vou fazer estes losangos, aparentemente muito deliciosos, gosto muito de cobertura de limão...
    Sinta-se à vontade de visitar o meu:
    http://espiritual-idade.blogspot.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. MUITO OBRIGADA! SEMPRE QUIS CORTAR O BOLO EM LOSANGOS E NÃO SABIA COMO... FICAVAM TORTO E FORA DE ESQUADRO, AGORA SIM FICAM MARAVILHOSOS!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos