Disciplina



Quando penso, ou falo, em disciplina, não estou pensando em obediência cega, nem em comportamento automático.

Penso, sim, em comportamento organizado, dirigido a um objetivo que para ser alcançado exige atenção, dedicação, ordem e submissão a regras. E essa submissão deve ser espontânea, pois sem obediência a determinadas regras será difícil alcançar o resultado desejado.

Só com disciplina se obtém sucesso nos eventos mais diversos, como por exemplo num concurso público, num vestibular em universidade pública, num regime de emagrecimento e até na organização do dia-a-dia de uma casa. 

Existem regras que devem ser seguidas. E quem quer ter êxito, precisa se disciplinar. Precisa ter auto-disciplina.

Contudo, como em quase todos os tipos de comportamento, esse também vem se transformando ao longo do tempo, e nem sei se ainda se pensa, ou se fala, em como é necessária a disciplina para a vida pessoal, profissional e até familiar.

Lembro das escolas antigas, que mantinham seus alunos em estado quase que total de disciplina. Nesse caso, a disciplina era imposta. Era inquestionável. Tocava o sinal do início das aulas e as crianças e jovens, de imediato, se organizavam em filas, em silêncio, para entrar nas salas de aulas. Na troca de aulas, quando o professor entrava na sala, todos os alunos se levantavam respeitosamente. Era uma disciplina muito rígida, que estava voltada para os resultados escolares.

Mas não seria isso, também, um treinamento para a tão necessária auto-disciplina? Limites, rotina, atenção, todos eram, e são, elementos importantes para o treino.

E hoje, será que ainda existe algum tipo de treinamento nas escolas ? Ou nas famílias?

E se não existe mais, o que foi colocado em seu lugar?

Uma coisa é certa. Só com disciplina conseguimos nos valer bem do tempo, e sem disciplina fica muito difícil chegar-se a bons resultados em qualquer planejamento.



Comentários

  1. Bom dia, Helô!
    Que bom apareceu, já ia telefonar-lhe, eu e Silvia ficamos preocupadas com seu sumiço.

    Bem, sobre este assunto, disciplina, vejo que há muito sumiu da ordem do dia por nossas escolas, tudo se faz atualmente para não desagradar, parece na política, todo mundo agrada todo mundo para não perder votos ou se atritar.
    No nosso tempo a disciplina em salas de aula era o reflexo do que trazíamos de casa, pelo menos para quem tinha pais e família que disciplinavam seus filhos para não chegar no mundo lá fora e não ter educação para se portar.
    Nas escolas, a autoridade máxima era a Diretora e Professores em sala de aula. Eles respeitavam e se faziam respeitar, por isso, levantávamos para saudar a quem chegava na porta da sala de aula, cantávamos os hinos da pátria e a escola transcorria com mais serenidade e disciplina.
    Hoje, vemos notícias como a de ontem no Globo em que alunos da periferia do RJ vão para sala de aula com colares e pingentes de armas, tanto meninos quanto meninas. Uma pura alusão de apologia ao comportamento refletido na sociedade em que estão inseridos.
    Agora, imagina como uma diretora ou professora de escola pública destes locais tem que se expor para proibir o uso disso?!
    Por isso volto a dizer que tudo passa pela educação que recebemos em casa, em família e que reflete na escola, nas ruas e na vida em geral.
    beijos grandes cariocas


    (Veja a matéria aqui: http://www.radiowebseculo-xx.org/noticia.php?id=1075)

    ResponderExcluir
  2. A disciplina é fundamental em nossasa vidas e tenho visto que até nos lazeres ela deve ser lembrada.

    Se estamos em viagens, também nelas temos que cumprir certos horários.Embarques,saídas de hotéis, etc...Ela faz bem sempre!beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi

    Eu não sei viver sem disciplina, e acho que hoje isto não é privilegiado nas famílias. As escolas se veem encurraladas diante das violências. Assim, vamos caminhando, não sei para onde???
    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Helô!
    Tem um selinho para você lá no Coisas de Livs!
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  5. Helô,
    A falta de disciplina tem seu preço! As escolas são o grande exemplo, que é reflexo dos comportamentos em família.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Heloísa.
    A vida sem disciplina fica meio complicada. Em qualquer área.
    A disciplina organiza a vida.
    Pra bagunçar horários, postergar arrumações, deixar a vida "correr solta" temos as férias. rsrrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Helô

    Tenho saudades da disciplina que existia e tínhamos na Escola e em casa.
    Nem por isso tivemos traumas ou precisamos de psicólogos. Acho que até já comentei isso com você.
    Hoje em dia, se chamarmos a atenção até de filhos em casa, é perigoso o tal "conselho Tutelar" bater na porta.
    Os meus foram criados com muita disciplina, aos moldes antigos, mesmo dando umas "desavenças" de vez em quando, mas não me arrependo.
    Sei a mãe que fui e sei o porquê de cada um deles saber o que e como fazer, ou pedir a minha opinião em decisões. Ao que eles chamam de "conselho de uma pessoa mais experiente".
    Mesmo passando por muitas privações, eles souberam dar valor ao amor e carinho, junto com a disciplina.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  8. Helô,

    concordo com você. Tento educar minha filha ensinando a ela disciplina e responsabilidade. E sou, acredite-me, muitas vezes criticada e chamada de "general" por causa disso.
    Como eu mesma fui educada com "rédea solta" e senti e sinto falta dessa disciplina em muito momentos, só posso acrescentar que:

    "a vida é dura para quem é mole".

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Assino em baixo Helo!
    Ádorei seu post!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  10. Helô,

    Eu sou defensora ardorosa da disciplina! Diga o que disserem, disciplina é sinônimo de ordem e bom aproveitamento do tempo, e sem isso não se pode fazer muita coisa. Cada dia que passa eu confirmo a minha impressão sobre esse conceito. Há poucos anos, eu li o texto de Rui Barbosa, conhecido como 'Oração aos Moços', que vem a ser o discurso que ele proferiu para certa turma de formandos, da qual foi paraninfo.
    Esse texto é - grosso modo - uma longa lição sobre a importância da disciplina e de outros valores, hoje enfraquecidos. Trata-se de uma pequena obra prima, muito digna de ser lida e refletida.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Helô, concordo em número, tamanho e grau.
    Pois vou trabalhar as 13:00 hs e volto lá pelas 20:30, então tenho praticamente somente a manhã para todas as tarefas e inclusive estudar, e meu blog estava ficando pra segundo plano, mas agora todos os dias reservei meia hora pra ele,é pouquinho tempo, mas pelo menos não fico tão longe da blogosfera.
    E costume fazer também listinhas de tarefas pra não esquecer nada e estar sempre em dia com minhas coisas. bjuss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê